quarta-feira, 21 de agosto de 2013

ASUS GeForce GTX 780 DirectCU II OC

ASUS GeForce GTX 780 DirectCU II OC

A ASUS nos enviou sua placa de vídeo mais potente com o chip GeForce GTX 780, a ASUS GTX 780 DirectCU II OC, modelo que além de utilizar sistema de cooler com a tecnologia DirectCU II, ainda vem levemente overclockada de fábrica, mas com promessa de alcançar clocks bem mais altos e se tornar uma das melhores para quem pretender bater recordes.
A placa custa $20 dólares a mais do que um modelo referência da GTX 780, e como destacamos possui a tecnologia DirectCU II, que, através de seu cooler, apresenta um projeto diferenciado. Ela ainda possui base metálica na parte inferior e componentes da mais alta qualidade, prometendo se comportar muito bem em overclock e situações extremas.

Tecnologias exclusivas ASUS
Com PCB exclusivo desenvolvido pela ASUS e um novo design do cooler DirectCU II, além do controlador digital DIGI+ VRM e componentes Super Alloy Power. A placa utiliza a GPU Nvidia GK110-300 com 2304 CUDA cores.

DirectCU II
O design termal exclusivo DirectCU II possui tubo de cobre de 10mm que faz contato direto com a GPU e aumenta em 220% a área de dissipação do calor. A tecnologia deixa a placa 30% mais refrigerada e 3 vezes mais silenciosa que as placas de referência.

Ventoinha CoolTechA ventoinha proprietária CoolTech elimina o calor pela parte de baixo e de cima da placa e promete operação três vezes mais silenciosa. O novo fan possui dois tipos de lâminas para melhor refrigerar os componentes da GPU. Abaixo, a ventoinha em funcionamento.

941MHz Boost Clock
São 941MHz de Boost clock para uma melhor performance e experiência com games avançada.

DIGI+ VRM e Super Alloy Power

A tecnologia DIGI+ VRM está presente também nas placas-mãe da ASUS, e é aplicada através de um design de energia de seis fases, que utiliza reguladores de voltagem para minimizar o desperdício de energia por 30%, aperfeiçoar a eficiência em 15%, aumentar a tolerância de modulagem de voltagem e melhorar estabilidade e longevidade geral em até 2,5 vezes sobre a referência.
A nova tecnologia Super Alloy Power nas placas gráficas da ASUS utiliza uma fórmula especial de liga que possui alta magnetividade, resistência ao calor e qualidade anticorrosiva. Ela consegue uma performance mais estável e silenciosa que o design padrão.

Gpu Tweak
O utilitário permite aos usuários ajustar a velocidade de clock e a performance da ventoinha, trabalhando com até quatro placas - perfeita para configurações SLI. Proporcionando diferentes experiências de uso com os modos ‘padrão’ e ‘avançado’, os ajustes no GPU Tweak permitem alterar a voltagem da GPU, o que oferece um potencial de overclock ainda maior. O utilitário pode atualizar o driver e o BIOS da placa automaticamente, mantendo o sistema em condições ideais de funcionamento. Para monitorar o estado do sistema diretamente da área de trabalho, o GPU Tweak oferece também um prático widget.

3GB de memória GDDR5
Memória on-board para uma melhor experiência gamer e alta resolução.
Para conferir as especificações completas da placa de vídeo, acesse o site da ASUS.
Fotos
A GeForce GTX 780 DirectCU II OC da Asus segue o padrão de outros modelos de produtos da linha RoG, nas cores preto e vermelho com visual totalmente diferente de um modelo referencia, graças ao sistema de cooler DirectCU II e quase sempre ao PCB desenvolvido exclusivamente para o modelo em questão.
Apenas por se tratar de uma GTX 780, ela já é bastante imponente pelo tamanho, e o sistema de cooler ajuda a deixar a placa ainda mais robusta.

 

Talvez um dos maiores benefícios dessa placa sobre modelo similar com chip GTX 680, está no fato da placa ser baseada em cooler dual-slot, e não triple-slot. Na prática isso quer dizer que ela ocupa menos espaço, que não gera limitação em combinações de múltiplas placas como acontece com modelos triple-slot. A base traseira para proteção da placa também é um diferencial da Asus adotado em uma série de produtos atualmente, em especial VGAs e MBs.
Assim como o modelo referência, ela possui duas conexões DVI, uma DisplayPort e uma HDMI, possibilitando conectar 4 monitores simultaneamente. Ela também segue o padrão de conectores de força, com 1 de 8 pinos e 1 de 6 pinos, mas com um detalhe extra, leds nas cores verde e vermelho que acusam quando o conector está corretamente encaixado ou não.


Para os usuários que procuram um modelo voltado a overclock, o projeto foi pensando em ter um produto bem acima do modelo referência nessa característica. Sistema de cooler, mudanças no PCB, componentes da mais alta qualidade  e possibilidade de monitoramento do comportamento da placa através de equipamentos específicos para esses fins são diferenciais desse modelo.


Para os mais curiosos, abaixo algumas fotos da placa sem a carcaça que protege os fans, dissipadores e heatpipes.

Por fim, fotos da GTX 780 DirectCU II OC ao lado de uma GTX 780 referência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário