quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Battlefield 3: veja dicas básicas para o modo campanha do famoso FPS

Battlefield 3: veja dicas básicas para o modo campanha do famoso FPS

Battlefield 3, o popular jogo de guerra da Electronic Arts, conquistou uma grande parcela de fãs e continua agradando mesmo um bom tempo após seu lançamento. Porém, usuários inexperientes ou acostumados com outros FPS podem encontrar certas dificuldades durante a campanha do game. Sendo assim, o TechTudo preparou este guia básico de como jogar Battlefield 3.

Aprenda como jogar Battlefield 3 (Foto: feber.se) 
Aprenda como jogar Battlefield 3 (Foto: feber.se)
 
Controles e jogabilidade

Nos consoles, os direcionais analógicos da esquerda movem seu personagem enquanto os da direita movem a mira, nenhuma novidade até então. Pressionar o analógico direito para dentro, fazendo-o “clicar” (R3 no PlayStation 3), faz com seu personagem se abaixe. Manter esse “clique” pressionado, faz ele rastejar no chão. Pressionar o analógico esquerdo faz seu personagem correr enquanto tiver fôlego, porém, se você tiver um rifle sniper, também serve para prender a respiração e estabilizar a mira.
O gatilho direito, Right Trigger (RT) no Xbox 360 e R2 no PlayStation 3, dispara com a arma que você estiver usando no momento. O gatilho esquerdo, Left Trigger (LT) e L2, permite que você use a mira da sua arma, com um pouco de zoom e mais precisão. O botão X ou Quadrado pode ser utilizado para recarregar a arma e o botão de ombro esquerdo, Left Bumper (LB) ou L1, lança granadas.

Joystick especial de Battlefield 3 para o Xbox 360 (Foto: hardwarebr.com)Joystick especial de Battlefield 3 para o Xbox 360 (Foto: hardwarebr.com)
 
Você pode carregar até duas armas de cada vez, pressionando o botão Y ou Triângulo para alternar entre elas. Para pegar novas armas basta chegar perto dela e segurar o botão X ou Quadrado para trocar a sua atual por esta nova. Caso você esteja com apenas uma arma na mão, você apenas pega a nova, sem trocar pela antiga.
Pressionando o direcional digital para baixo você ainda pode escolher a função secundária de cada arma, normalmente mais potentes. Além das duas armas tradicionais é possível carregar também armas especiais como a SMAW antitanque, utilizadas de acordo com eventos da história. Elas podem ser selecionadas com o direcional digital para direita, mas normalmente não podem ser usadas até chegar a hora certa.
O botão A no Xbox 360 e X no PlayStation 3 é utilizado para pular, sendo que você pula automaticamente obstáculos quando está perto deles. Já o botão B no Xbox 360 e O no PlayStation 3 é utilizado em ações de contexto. Por exemplo, abrir uma porta, entrar em um veículo, interagir com um objeto específico.

Facas podem eliminar rapidamente inimigos desavisados (Foto: battlefield.wikia.com) 
Facas podem eliminar rapidamente inimigos desavisados (Foto: battlefield.wikia.com)

Há ainda um rápido ataque de faca no botão de ombro direito, Right Bumper (RB) ou R1, para reações rápidas. A faca também é usada em partes de stealth, em que você deve se aproximar de um alvo sem fazer barulho. Clique com o direcional analógico direito para se abaixar e não alertá-lo da sua presença, chegue por trás dele e ataque com a faca. Se a faca já estiver em mãos, o ataque é feito com o gatilho direito, Right Trigger (RT) ou L2.
Nos computadores a jogabilidade básica começa pelas tradicionais teclas W, A, S, D para se mover e o mouse para mirar e atirar. Porém, todas as teclas podem ser configuradas para seu conforto na seção de opções do jogo.

Seguindo objetivos

Outro ponto que confunde os jogadores iniciantes em Battlefield 3 são os objetivos. Em Call of Duty normalmente você conseguirá perceber o que tem que fazer sem maiores dificuldades, mas aqui é possível se confundir. É importante saber sua missão, pois seguir os objetivos à risca é a única forma de progredir em certos momentos do jogo.
Um objetivo é marcado na tela normalmente por um losango azul, seguido de uma palavra que o explica, como Follow (Seguir), Move (Se mover) e Defend (Defender). Quando seu objetivo for ofensivo, como neutralizar um alvo específico, o losango fica vermelho e exibe mensagens como Attack (Atacar).

Seguir objetivos é essencial para dar prosseguimento à campanha (Foto: escapistmagazine.com)Seguir objetivos é essencial para dar prosseguimento à campanha (Foto: escapistmagazine.com)

Ao ver Follow ou Move, você deve seguir seu grupo ou se mover para um local específico na fase, ou a história não vai para frente. Ao ver Defend, você precisa manter um alvo a salvo de ataques inimigos. Attack é o mais simples, bastando eliminar o alvo marcado em questão.
Os objetivos podem parecer óbvios, mas é relativamente fácil esquecer deles. Em certos momentos você pode se envolver em tiroteios infinitos contra terroristas, onde cada inimigo morto é substituído por outro. Isso porque talvez seu objetivo não seja eliminar esses alvos, mas sim seguir um outro membro do time. Até que você cumpra essa missão o jogo não avançará para a próxima parte.
Quick Time Events
As Quick Time Events (QTE), são cenas de tensão onde a maioria das ações são automáticas, mas em algum momento você precisa apertar um certo botão para que seu personagem reaja, como no jogo God of War. Normalmente elas começam com o botão B no Xbox 360 ou O no PlayStation 3.

Encare as Quick Time Events com calma para não errar os botões (Foto: vgchartz.com)Encare as Quick Time Events com calma para não errar os botões (Foto: vgchartz.com)

O tempo para reação das QTE de Battlefield 3 é bem razoável, porém elas são impiedosas com erros. Então a melhor dica é ficar calmo e ter certeza que vai apertar o botão certo, pois tempo não é um problema, mas errar o botão irá acabar causando sua morte. Outra dica importante é ficar atento no Xbox 360, pois os ícones dos gatilhos LT e RT ficam parecendo os botões de ombro LB e RB.

Fonte: http://www.techtudo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário