domingo, 15 de setembro de 2013

GTA V: o verdadeiro jogo 2 em 1


O título quer dizer isso mesmo que você entendeu: "Grand Theft Auto V" pode ser considerado o único jogo, de fato, "dois em um" da história. O dito popular "dois em um" quer dizer que um produto vale por mais do que um, ou seja, tem várias utilidades.

No caso de "GTA V" a coisa extrapola de vez. Que tal "dez em um"? Ou "trinta em um"? Ou até mais. Pois é! Isso é o que melhor representa o game: "infinito em um".

Hoje, dia 9 de setembro, foi divulgada a notícia de que "GTA V" é o game é o mais caro da história, passando de R$ 600 milhões incluindo custo de produção e divulgação. Para se ter uma ideia da dimensão da coisa, a única forma de entretenimento produzida até hoje que custou mais caro, foi a terceira edição da franquia cinematográfica "Piratas do Caribe".

O que foi gasto na produção de GTA V dá para fazer três "The Elder Scrolls V: Skyrim", 3 "Gran Turismo 5" ou absurdos 10 episódios de "Half-Life 2". Ou então produzir todos esses jogos juntos.

Achou pouco? Se eu disser que o que já se gastou com "GTA V" desse para produzir o filme inteiro de "Avatar", incluindo pré-produção, filmagens, pós-produção e divulgação? Ou então produzir o mega blockbuster "Os Vingadores"?
Pois é! GTA V é o projeto de entretenimento mais ambicioso da história. Eu diria que ele é o jogo "definitivo", aquele que você vai jogar por muitos anos mesmo que a plataforma fique ultrapassada - ou não.

Essa semana o portal IGN esteve com o jogo em mãos em uma versão que ainda não era a final, embora o jogo já tenha ido à gold há algumas semanas. De acordo com quem testou o game, "GTA V" é o início da nova geração de games. E eu concordo plenamente. Inclusive o artigo citou que o game vai ofuscar os lançamentos doPlaystation 4 e do Xbox One.

Aqui cabe um detalhe importante: muita gente chama jogos de "next-gen" quando os gráficos são mais bem produzidos, quando o jogo "roda" melhor ou quando é feito para a geração futura de uma determinada plataforma, quando na verdade não há qualquer revolução no resto, que é o mais importante e justamente o fator que deveria ser responsável por taxar o jogo de "next-gen".

Quer dizer, eu diria que 90% das pessoas acham que jogos "next-gen" são jogos que se aprimoram graficamente. Basta ser bonito e pronto, já pode ser chamado de "next-gen", mesmo que a jogabilidade seja a mesma de jogos antigos.

Citarei dois exemplos bem distintos: "Tomb Raider" é jogo "next-gen"? Para mim, sim. O novo game inovou em tudo na franquia, de jogabilidade, opções diversas, liberdade, modos de jogar, ambientação, ações cinematográficas e realismo, dentre outras coisas. Tudo isso foi uma revolução imensa nesse tipo de jogo, o que o torna além do seu tempo. Claro que o visual ajudou, mas não é o que determina. Se visual fosse determinante,"Bioshock Infinite" seria jogo "next-next-gen". :)

Vamos à um exemplo atual: o novo "DriveClub" para PS4 e/ou "Forza Motorsport 5" para Xbox One. São "next-gen"? A maioria das pessoas vai dizer que sim, se baseando apenas em gráficos. A jogabilidade é a mesma dos games anteriores de corrida com, talvez, um toque a mais de dificuldade. O visual? Jogos de PC já possuem visual deles há alguns meses, diria anos até. 

Isso é um assunto para ser discutido, e vale a opinião pessoal de cada um. Mas jogos "next-gen" recebem esse "titulo" por fazer parte de uma nova geração de games. Daí eu pergunto: Grand Theft Auto V é "next-gen"? Ele é o inicio de uma nova geração de games?

As coisas que você vai ler a partir da agora pode fazer você mudar de ideia, ou não.

Na coluna anterior, no mês passado, eu listei algumas coisas que poderiam ser feitas na parte Online do game. Nos últimos dias muita coisa foi divulgada à respeito disso e de suas possibilidades quase infinitas, tanto no single quanto no multiplayer. Vamos à algumas delas:
  • O jogo terá centenas de veículos diferentes, mais do que os games anteriores da franquia juntos. Tanto aéreos, terrestres ou aquáticos, incluindo submarinos;
  • O jogo terá blitz policial pelas ruas em tempo real;
  • No modo single-player, o personagem só terá customização completa nas roupas. Todo o resto será limitado para não destoar do padrão do personagem. Já no modo online, a customização será total, incluindo tudo, de estilo, roupa, cabelo, aparência corporal e etc;
  • Todos os carros serão customizáveis, no melhor estilo tunning;
  • Os carros possuem painéis internos detalhados e exclusivos, mas não será possível usar câmera interna;
  • Será possível ligar e desligar os faróis a qualquer momento e ainda usar teto solar ou capota, caso o carro seja conversível;
  • O jogo terá cães nos modos single e multiplayer, e eles serão peças importantes em vários momentos para agilizar certas coisas, mas não obrigatórios;
  • O jogo terá centenas de eventos aleatórios em que o jogador poderá interagir ou não. Por exemplo, salvar - ou não - alguém de algum assalto, dar carona, dentre outras coisas;
  • Cada um dos três personagens terá ações diferentes, como atirar melhor com um, dirigir melhor com outro, até mesmo poder criar uma bomba com um mas não com outro. Serão estilos totalmente diferentes;
  • O jogo terá missões submarinas;
  • Para se chegar de uma ponta à outra em linha reta de carro, deverá durar cerca de meia hora em tempo real. sem parar;
  • Viagem de trem por todo mapa, pode durar pouco mais de 2 horas;
  • O jogo terá uma base militar completa;
  • O jogo terá vários esportes que o jogador poderá praticar;
  • Para praticar esportes, o jogador terá que comprar equipamentos ou alugar;
  • As partidas esportivas serão completas, podendo ate criar campeonatos no modo online;
  • Ciclismo, Natação, Trilha, Triátlon, Mountain Bike, Tênis, Golfe e Maratona são alguns dos esportes presente no game;
  • A complexidade de alguns esportes como Tênis e Golfe são comparados à jogos que simulam estas competições, como Tiger Woods e Virtua Tennis;
  • O campo de Golfe terá 18 buracos;
  • O jogo terá diversos tipos de corrida onde o jogador poderá criar seu próprio traçado. Inclui corrida de avião de acrobacias, corridas à pé, bicicleta, carros de compatição, MotoCross, triciclos e outros mais;
  • Não haverá mais bloqueios de mapa, ou seja, tudo será liberado logo no início;
  • Só aparecerá algo no mapa quando o jogador for até o tal local, ou seja, ao ativar o mapa, ele não mostrará locais onde o jogador ainda não foi. Ficará embaçado até que o jogador passe pelo local;
  • O jogador pode levar quantas armas quiser consigo, independente do tipo;
  • O jogo terá muito mais armas do que qualquer jogo já lançado pela Rockstar. De pistolas à tacos de Golfe, passando por armas de choque;
  • Haverá customização de todas as armas, criando uma variação muito maior delas;
  • Danos causados por acidentes, tiros, mordias, deixarão cicatrizes;
  • Pedestres podem ativar alarmes de carros quando estacionar;
  • Tiros e/ou barulhos que pareçam tiros, assustam os pedestres, que reagirão de forma realista e espontânea;
  • Existirão vários tipos de hospitais, cada um com sua qualidade de atendimento, seja péssima ou ótima;
  • Terá mendigos no jogo;
  • Ao fazer algum assalto, uma reportagem poderá ser exibida na TV um tempo depois. E o jogador poderá ser identificado pelas câmeras, caso não tome cuidado;
  • Haverão enormes praias, com pessoas se bronzeando, passeando com cachorro, andando de bicicleta pelo calçadão;
  • Haverá quatro gangues: Families, Vagos, Ballas e The Lost;
  • O jogo terá religião chamada "The Epsilon Program", a mesma de San Andreas;
  • O jogo terá bolsa de valores, chamada Bawsaq, além de três bancos: Fleeca bank, Bank of Liberty e Maze Bank of Los Santos;
  • O jogo terá um sistema de saúde, incluindo clínicas e consultórios;
  • Maconha será usada como remédio em algumas clínicas;
  • O jogador poderá caçar dezenas de animais, dos mais inofensivos aos mais perigosos. Caçar fará com o que o jogador aprimore a pontaria e o uso de algumas armas;
  • O jogo terá salão de cabeleireiro e barbearia;
  • O jogo terá um Country Club, como campos de Golfe e outras coisas mais. Será preciso se associar;
  • O jogo terá diversas lojas de tatuagem, como Ink Inc e Blazing Tattoo;
  • Haverá práticas de mergulho e caça submarina, usando equipamentos adequados;
  • Haverá segurança privada;
  • Os interiores dos locais, como lojas, oficinas, hotéis, hospitais, etc, serão diferentes, ao contrário do GTA IV onde os interiores eram praticamente iguais;
  • Carros comprados deixados em alguma rua durante muito tempo, serão guinchados pela Polícia e o jogador terá que pagar uma taxa para recuperar;
  • O jogo não terá telas de loadings;
  • Terá modo de investigação, como investigar assassinatos e até mesmo prender o bandido;
  • Haverá missão com discos voadores;
  • Mudanças climáticas serão mais realistas, incluindo mudando de vento;
  • Água sofrerá ação do clima, afetando inclusive embarcações;
  • O jogador será livre para fazer o que quiser no meio das missões;
  • A campanha principal terá 100 horas de duração. Isso mesmo, 100!


Isso são algumas coisas que "GTA V" terá. Obviamente que tudo que já foi listado e divulgado não chega nem na metade do que o game oferece, de acordo com a Rockstar.

Daí eu pergunto: a próxima geração de games começa na semana que vem, dia 17, ou só quando lançarem os consoles PS4 e Xbox One e seus respectivos jogos em novembro?


Nenhum comentário:

Postar um comentário