quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Morre aos 85 anos Hiroshi Yamauchi, criador da divisão de games da Nintendo


Hiroshi Yamauchi, ex-presidente da Nintendo e que mudou o mundo dos videogames
Hiroshi Yamauchi, ex-presidente e criador da divisão de videogames da Nintendo morreu nesta quinta (19) aos 85 anos de pneumonia.
Nascido em 7 de novembro de 1927, Yamauchi foi contratado como presidente da Nintendo em 1949, quando a empresa ainda era uma fabricante de jogos de cartas e ocupou o cargo até 2002. Após esse período Yamauchi deixou o cargo e virou conselheiro da companhia, posição que manteve até 2005 quando deixou a empresa.
Antes dos feitos no mundo dos videogames, Yamauchi foi responsável por diversificar os negócios da Nintendo, levando o baralho ocidental para o Japão, criando uma rede de motéis, a divisão de brinquedos e de táxis.
Entretanto, ele será lembrado principalmente por mudar a empresa e concentrar o foco da Nintendo em uma das principais companhias criadoras de jogos eletrônicos no final dos anos 1970 e por supervisionar a produção dos consoles Game & Watch, NES, Game Boy, Super NES, Nintendo 64 e GameCube.sponsável pelo sucesso da Big N
"Se diz que a Nintendo se transformou radicalmente, mas não fizemos isso prevendo uma mudança de época, ou querendo tornar a empresa maior ou lucrar mais. Simplesmente, o negócio de cartas e baralhos não estava mais crescendo. Então o que fazer? Não há coisa mais penosa para um administrador. Isso continuou por muito tempo. E então veio a revolução dos computadores. Mesmo que não quiséssemos, teríamos que apostar nisso. Ao seguir esse caminho, a Nintendo acabou mudando. É só isso", 
Hiroshi Yamauchi, sobre a mudança do foco da Nintendo em investir em videogames, em 1986.
No final dos anos 1970 a Nintendo tinha relativo sucesso no mercado de brinquedos com o lançamento da Ultra Hand, uma mão mecânica que a companhia levou ao mercado. O brinquedo foi idealizado por Gunpey Yokoi, que mais tarde viria criar o Game & Watch e o Game Boy.
A entrada da companhia no mercado de games foi com Color TV Game em 1977 e no mesmo ano com diversos jogos de fliperama como "Radar Scope", "Space Fever" e "Sheriff". Todos esses jogos foram muito bem aceitos no mercado japonês, mas foi com a contratação de Shigeru Miyamoto e a criação de "Donkey Kong"  que a Nintendo conseguiu destaque no mercado internacional.
Sob cuidados de Yamauchi a Nintendo criou games como "The Legend of Zelda", " Mario Bros." e "Metroid", títulos que são ícones da companhia e que influenciaram todo o mercado. Entre os anos 80 e 90, Yamauchi liderou a Nintendo e manteve a maior fatia do mercado enquanto disputava com diversos concorrentes de peso como Atari, Sega e Sony.
Tido como uma pessoa difícil e convicta em suas crenças, Hiroshi Yamauchi foi substituído por Satoru Iwata, que permanece no cargo de presidente da Nintendo até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário