quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Sony tinha planos de lançar o PS3 em 2005

No início desta geração (que está agora no fim de seu ciclo), o Xbox 360 saiu na frente ao ter sido lançado em 2005. A ideia da Sony era lançar o concorrente PlayStation 3 também em 2005, mas um entrave interferiu os planos da companhia: a utilização de SPUs do console para realizar todas as tarefas.
Em outras palavras, o console da Sony não tinha uma placa gráfica definida. Não havia GPU. O impasse fez com que o video game atrasasse seu lançamento em um ano, e a ideia de utilizar SPUs foi por água abaixo.
“Durante algum tempo [durante o desenvolvimento], o PS3 não tinha GPU, ele iria rodar tudo com SPUs. O time da ICE [Initiative for a Common Engine] do Japão provou que isso seria simplesmente impossível. Seria absurdo. Pensando em termos de desempenho, seria um desastre. É por isso que, no final das contas, eles adicionaram a GPU bem perto do final [do desenvolvimento do console]”, afirmou uma fonte independente ao site IGN em entrevistas que o site conduziu sobre a história da Naughty Dog, desenvolvedora que faz jogos exclusivamente para a Sony.
Ao surgir a necessidade de uma placa gráfica "nova", algo que se deu no final do ciclo de desenvolvimento do PS3, a Sony precisou adiar o lançamento do console, que só chegou ao mercado em novembro de 2006. Os europeus só receberam o video game em 2007.
Mas vamos pensar pelo lado bom do ocorrido: se o PS3 não tivesse sido adiado, nunca teríamos visto o game Jak X: Combat Racing, que serviu para a Naughty Dog preencher o período de espera antes de partir para a produção de “Project Big” para o PS3. Sabe o que viria a ser esse “Project Big”? Nada menos que Uncharted: Drake’s Fortune.
Então talvez dê para relevar a espera de um ano.
Fonte: IGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário