quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Tutorial para abrir portas na PSN e Live – Problemas de Unable nunca mais!

Tutorial para abrir portas no PS3(PSN) e (XBOX)Live 


Você abre uma sala, chama seus amigos e nada? Fica esperando por horas no Ranked para alguém entrar na sua sala? E você pensa que ninguém está online, sem saber que o pessoal está tentando entrar na sua sala mas na verdade não consegue? Ou você vê o cara entrando na sua sala e saindo rapidamente sem dar READY e pensa “que idiota, porque fica entrando e saindo”? Tem visto muitas mensagens de “Unable”?
Seus problemas acabaram!

Arrumo sua conexão agora! Pergunte-me “como?”.
Este tutorial vai resolver seus problemas de conexão. Se o Brasil inteiro seguir, unable, nunca mais! Então espalhe!
Ele serve mais para quem tem problemas para jogar o Super Street Fighter 4 na PSN, mas caso você venha a ter um problema de conexão com seu Xbox 360, ou para qualquer outro jogo, pode fazer a mesma coisa.
Leia o tutorial no post completo! Ou você pode ligar para seu amigo e fazer como a C. Viper está fazendo ali em cima.

Como você não precisa ser um engenheiro de comunicações para jogar, e nem eu tampouco sou engenheiro ou coisa do tipo, este guia vai fornecer informações básicas e enxutas sobre o que você precisa saber para jogar online no PS3.

Você não precisará saber ABSOLUTAMENTE NADA de redes para seguir este guia, basta apenas saber o IP do seu modem e/ou roteador, e o nome de usuário e senha, que, se for do seu provedor de internet, talvez você precise consultá-los. Além disso, é necessário o acesso direto ao modem e roteador para poder configurá-lo pelo seu computador.
Se ainda quiser saber sobre os conceitos, alguns deles estarão no final do tutorial.


ENTÃO VAMOS LÁ!
Melhore sua conexão:
Para jogar sem problemas, você pode:
1 – Colocar seu PS3 ou Xbox 360 na Zona Segura, ou “DMZ” (a opção UPnP – Universal Plug and Play – funciona da mesma forma que o DMZ).

2 – Abrir as portas utilizadas pela PSN e Live uma a uma, ou por lotes, para o ip do seu videogame.

Primeiro Passo: Obter o IP do PS3
(as instruções podem variar dependendo da linguagem do sistema e versão de firmware)
No Playstation 3, vá para System settings > System information. Anote com papel e caneta o IP do seu PS3.

Segundo Passo: Obter IP do roteador e entrar na página de configuração

Como configurar:
Ligue o roteador direto por um cabo de rede ao seu computador. Não precisa estar conectado à internet. Dependendo da proteção, pode não ser necessária esta ligação direta, mas faça desta forma logo de uma vez. Abra um navegador de internet qualquer, e digite o IP do roteador na barra de endereços.

Os mais comuns são
- 10.1.1.1
- 192.168.1.1
- 192.168.254.254

Como obter o IP:

Para saber o IP do roteador, olhe no manual do seu roteador, ou no Windows, clique em Iniciar > Executar. Digite no campo “cmd” (sem aspas), e o editor de comando será aberto. No editor, digite “Ipconfig /all” sem aspas. Anote o número do Gateway padrão.
Digite o nome de usuário e senha, que podem ser Admin e Admin, ou admin deixando o campo de senha vazia, ou ligue para seu provedor e pergunte, se o roteador for deles, ou procure no Google, ou se o roteador for seu, procure no manual que veio com o roteador.

Terceiro Passo: Inserir a configuração e salvar

Dentro do painel do roteador, procure por Forwarding ou Port Forwarding ou “redirecionamento de portas”, e lá, por Firewall ou DMZ. Vai depender do modelo.

A) Por DMZ:
Configurar pelo DMZ é o método mais fácil. Procure a opção de DMZ do seu roteador, insira o IP do videogame que você anotou no começo com papel e caneta, e marque a opção de ativar.

tutorial  Tutorial para abrir portas na PSN e Live   Problemas de Unable nunca mais! Tutorial Super Street Fighter 4 Street Fighter IV PSN portas    dmz tp link1 150x150 .jpg

B) Por Abertura de Portas:
Em Port Forwarding, vá para Virtual Servers.
Clique em “Add new…” Insira a porta de serviço que está na tabela a seguir, e depois coloque o IP do videogame (aquele que você anotou com papel e caneta) e repita o processo quantas vezes for necessário.
Tabela de portas para abrir:

tutorial  Tutorial para abrir portas na PSN e Live   Problemas de Unable nunca mais! Tutorial Super Street Fighter 4 Street Fighter IV PSN portas    tabela tcp udp ps3 360 versus .jpg

Exemplo de inserção de porta:

tutorial  Tutorial para abrir portas na PSN e Live   Problemas de Unable nunca mais! Tutorial Super Street Fighter 4 Street Fighter IV PSN portas    roteador tp link1 150x150 .jpg

Se o roteador pedir Start e End, e for uma porta só, coloque o mesmo número para Start e End. Isso significa que você vai abrir somente aquela porta. Se elas estiverem em ordem, como a do Playstation 3 UDP 3478 e 3479, pode inserir com um traço, como mostra a figura do TP-Link, ou no D-Link, coloque a porta menor no Start, e a maior no End (veja exemplo na figura disponível mais abaixo).

Inserir portas em sequência:

tutorial  Tutorial para abrir portas na PSN e Live   Problemas de Unable nunca mais! Tutorial Super Street Fighter 4 Street Fighter IV PSN portas    roteador tp link2 150x150 .jpg

*O Commom Service Port mostrado na figura, se aparecer no seu modelo de roteador, não precisa ser preenchido, ele apenas possui “números” de portas comuns já prontos para você não precisar digitar, usados para serviços de e-mail, etc.
No final do processo, a página deve mostrar todas as portas com os serviços ativados, como mostra a figura para o TP-link usado no exemplo, ou como mostra a figura de um roteador de outra marca, o D-Link, que vem logo depois.

TP-Link

tutorial  Tutorial para abrir portas na PSN e Live   Problemas de Unable nunca mais! Tutorial Super Street Fighter 4 Street Fighter IV PSN portas    roteador tp link final 150x150 .jpg

D-LINK

tutorial  Tutorial para abrir portas na PSN e Live   Problemas de Unable nunca mais! Tutorial Super Street Fighter 4 Street Fighter IV PSN portas    roteador dlink 150x150 .jpg

No final das configurações, salve.

E FIM!

Consideração importante sobre qualidade de conexão:
O que você não poderá nunca melhorar, não importa qual seja a velocidade da sua conexão ou método utilizado é o Lag.

Lag e Ping:

Quanto melhor a sua conexão, isto é, quanto maior a velocidade de downstream e upstream, melhor para jogar. Mas não há o que fazer quando a distância entre você é o jogador é grande, ou a rede não se comunica bem. Você tem, na troca de informações explicadas acima, um tempo de espera. Este tempo é o ping. Ping vem de ping-pong. Ping vai e pong volta. Quanto maior o ping, maior o lag que você vai sentir, e quanto à isto não há o que fazer. O Netcode do GGPO ficou famoso justamente por conseguir ignorar o ping em parte.

Paulistas têm reclamado de uma falta de pontos de comunicação entre clientes dos provedores Net e Speedy.

E também não há o que fazer quando a conexão é via rádio em dias de chuva, ou uma PLC/BPL (você ainda não tem esta) quando há uma oscilação da qualidade e perda de dados pela chuva ou interferência.
——————————
Se precisar de mais informações sobre um modelo de roteador específico, procure no http://portforward.com/ ou http://www.portaladsl.com.br ou digite no Google “Como abrir as portas no _____ ” e complete os traços com o modelo do seu modem/roteador olhando no selo dele, que geralmente fica embaixo. Você vai obter informações de senha, IP para configurar e etc. Ou você pode adicionar no termo de busca o nome seu provedor, como GVT, Telemar, Telefonica ou Speedy, Sercomtel, e etc, que geralmente aparece a senha.
——————————
Conceitos:
Esta seção é para você ter mais informações caso esteja curioso.
Queremos jogar, e não ficar lendo horas de teoria ou conceitos, então fomos direto ao assunto. Saiba que muito dos problemas de conexão estão relacionados à LAN, ou rede local, privada, por isso, lembre-se do NAT, e você pode saber o que é se for curioso e quiser ler mais logo a seguir.

Firewalls físicos bloqueiam as “portas”. Em uma porta fechada, não passa ninguém. O firewall físico é como uma porta de verdade. Então para convidar pessoas para seu jogo, e jogar contra elas ou com elas, você precisa abrí-la. É disto que trata este tutorial.

Muitos roteadores têm um ajuste DMZ (Demilitarized Zone), algo como, “sem militares/policiais”. É a zona segura. Você não precisa trancar a porta do seu quarto para evitar que alguém que esteja na sua sala entre ali. Geralmente, quem já está dentro da sua casa, é de confiança. Assim, geralmente quem está na rede local, é de confiança. Seu Playstation 3 não vai atacar seu PC.

NAT: Abreviação de Network Address Translation

É um processo que nos permite dividir a ligação à Internet, utilizando máscaras de endereços. É o NAT que permite a comunicação da INTRANET (rede privada) com a INTERNET.

O pacote de dados enviado para a internet leva o IP do roteador/modem e a porta de origem o número gerado pelo NAT. Desta forma o computador que receber o pedido (servidor) sabe para onde tem de enviar a resposta. Quando o roteador/modem recebe a resposta, faz o contrário, procura a porta (valor em bits) e direciona os dados para o computador dentro da rede privada.

Se você tem um roteador em casa e usa dois computadores, usa um NAT para poder comunicar um computador com o outro e com o roteador. O modem/roteador também possui um endereço de IP interno, e é por isso que você pode ter problemas de conexão.

Você tem que abrir as portas do modem e roteador.

O NAT se classifica em tipo. É mais ou menos como o número de barreiras existentes.

Tipo 1: Ligado diretamente à Internet, só com modem em modo bridge (sem obter IP), nunca usando um roteador. É o melhor tipo possível de conexão a se obter para jogos.

Tipo 2: Ligado à Internet por um roteador. Usado quando se usa mais de um computador (ou PS3 e computador, por exemplo) ao mesmo tempo, ou quando se prefere usar um roteador sem fio para usar um notebook em qualquer lugar da casa. É a rede local ou PPPoE (Point by Point Protocol over Ethernet).
Tipo 3: Ligado à Internet através de um roteador, mas sob firewall. É o que você vai ver se não fizer os procedimentos similares aos destes tutorial.

DMZ: Abreviação de Demilitarized Zone
É um IP para o qual as portas estão todas abertas, permitindo o tráfego normal pela internet, passando pelo roteador.

Conseqüentemente, o NAT final ao usar o DMZ será um NAT 2.

2 comentários:

  1. Quando vou logar na psn aparece um erre e pelo site da sony aparece "access denied,you dont have permission to access it on this server", alguem sabe q problema é esse e como resolve-lo ?

    ResponderExcluir