quarta-feira, 17 de junho de 2015

TUTORIAL SETUP SUSPENSÃO PROJECT CARS / FORZA 5 E FORZA HORIZON 2

            TUTORIAL SETUP / TUNANGEM CARROS PROJECT CAR / FORZA


- Inicialmente vamos entender o que significa Understeer e Oversteer
UNDERSTEER
OVERSTEER
UNDERSTEER nos referimos ao fato de um carro perder a aderência nos pneus da frente. Normalmente, quando isto ocorre, os pilotos afirmam que o carro está “saindo de frente”. Ao utilizarmos determinados carros, em especial os de tração dianteira que não estejam adequadamente ajustados, notamos certa dificuldade de esterçamento ao curvar: por mais que se vire o volante (ou pressione o controle) o carro insiste em não contornar a curva, com a frente espalhando para o lado externo da pista. Ou seja,UNDERSTEER.
OVERSTEER é a perda de aderência nos pneus traseiros. Comumente, afirmamos que o carro está “saindo de traseira” nessa situação.OVERSTEER é muito comum nos carros de tração traseira, em especial naqueles de grande potência. O exemplo mais comum é quando, durante uma curva, a traseira do carro desliza para o lado externo da pista, fazendo com que a frente seja empurrada para o lado interno. O resultado, ocasionalmente, é uma bela “rodada”.

 


 Altura

+ Frente: mais understeer nas curvas de alta / menos arrasto aerodinâmico.
+ Traseira: mais oversteer nas curvas de alta / menos arrasto aerodinâmico.
+ Frente e + Traseira: mais understeer no geral / menos arrasto aero dinâmico.
- Frente: mais oversteer nas curvas de alta / maior arrasto aerodinâmico.
- Traseira: mais understeer nas curvas de alta / maior arrasto aerodinâmico.
-Frente e - Traseira: menos understeer no geral / maior arrasto aero dinâmico.


 Molas

+ Frente: mais understeer / menos grip em curvas e pista ondulada, gasta mais pneu e carro mais imprevisível.
+ Traseira: mais oversteer / menos grip em curvas e pista ondulada, gasta mais pneu e carro mais imprevisível.
+ Frente e + Traseira: neutro / menos grip em curvas e pista ondulada, gasta mais pneu e carro mais imprevisível.
- Frente: mais oversteer / maior grip em curvas e pista ondulada, gasta menos pneu e carro mais previsível.
- Traseira: mais understeer / maior grip em curvas e pista ondulada, gasta menos pneu e carro mais previsível.
- Frente e – Traseira: neutro / maior grip em curvas e pista ondulada, gasta menos pneu e carro mais previsível.
 Amortecedores - extensão 

+ Frente: mais understeer em entrada e saída de curva / gasta mais pneu dianteiro.
+ Traseira: mais oversteer em entrada e saída de curva / gasta mais pneu traseiro.
+ Frente e + Traseira: neutro / maior manobrabilidade.
- Frente: mais oversteer na entrada e saída de curva / gasta menos pneu dianteiro.
- Traseira: mais understeer na entrada e saída de curva / gasta menos pneu traseiro.
- Frente e – Traseira: neutro / menor manobrabilidade.
 Amortecedores - compressão 

+ Frente: mais understeer em curvas onduladas / menos grip em pista ondulada e maior gasto de pneu dianteiro.
+ Traseira: maior oversteer em curvas onduladas / menos grip em pista ondulada e maior gasto de pneu traseiro.
+ Frente e + Traseira: neutro / menos grip em pista ondulada, maior gasto de pneu no geral e carro mais imprevisível.
- Frente: mais oversteer em curvas onduladas / mais gripe em pista ondulada e menor gasto de pneu dianteiro.
- Traseira: mais understeer em curvas onduladas / mais gripe em pista ondulada e menor gasto de pneu traseiro.
- Frente e – Traseira: neutro / maior grip em pista ondulada, menor gasto de pneu no geral e carro mais previsível.
 Barras anti-rolamento

+ Frente: mais understeer / menos grip em pistas onduladas, maior gasto de pneu e carro mais imprevisível.
+ Traseira: mais oversteer / menos grip em saídas de curva em pistas onduladas, maior gasto de pneu e carro mais imprevisível.
+ Frente e + Traseira: neutro / menos grip em saídas de curva em pistas onduladas, maior gasto de pneu e carro mais imprevisível.
- Frente: com leve oversteer melhora a entrada de curvas / maior grip em pistas onduladas, gasta menos pneu e carro mais previsível.
- Traseira: com leve understeer melhora saída de curvas / maior grip em pistas onduladas, gasta menos pneu e carro mais previsível.
-Frente e – Traseira: neutro / maior grip em pistas onduladas, gasta menos pneu e carro mais previsível.
 Ângulo do camber

+ Frente: mais grip nas entradas de curvas / maior desgaste do pneu dianteiro.
+Traseira: menos grip nas entradas de curvas / maior desgaste do pneu traseiro.
- Frente: menos grip nas entradas de curvas / menor desgaste do pneu dianteiro.
- Traseira: mais grip nas entradas de curvas / menor desgaste do pneu traseiro.

Obs: Ajuste muito alto de camber piora o controle no carro. Um camber simétrico ajuda no equilibro do carro nas freadas.
 Ângulo do eixo

- Frente: melhor entrada de curva / maior gasto de pneu e menor velocidade em reta.
-Traseira: prejudica manobrabilidade / maior gasto de pneu e menor velocidade em reta.
+Frente: prejudica entrada de curva / maior gasto de pneu e menor velocidade em reta.
+ Traseira: melhora manobrabilidade / maior gasto de pneu e menor velocidade em reta






Saiba mais sobre Aerodinâmica, Peso e Lastro

CARROCERIA E CHASSIS

Aerodinâmica

+ Frente: mais oversteer nas freadas / maior grip frontal, gasta mais pneu e menos velocidade em reta.
+ Traseira: mais understeer nas freadas/ maior grip traseiro, gasta mais pneu e menos velocidade em reta.
+ Frente e + Traseira: neutro / mais grip no geral e menor velocidade em reta.
- Frente: mais understeer em curva / menor grip frontal, gasta menos pneu e mais velocidade em reta.
-Traseira: mais oversteer em curva / menor grip traseiro, gasta menos pneu e maior velocidade em reta.
- Frente e - Traseira: neutro / menos grip no geral e maior velocidade em reta.

Posicionamento de lastro

Lastro na frente(negativo): mais understeer no geral / maior desgaste de pneu na frente.
Lastro na traseira(positivo): mais oversteer no geral / maior desgaste de pneu na frente



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